A teoria psicodinâmica e a teoria psicanalítica têm muito em comum; de fato, a teoria psicanalítica é uma sub-teoria da teoria psicodinâmica. A psicodinâmica é uma área da psicologia que se dedica a investigar as complexas forças psicológicas que influenciam o comportamento humano.
Essa abordagem, com raízes na psicanálise, considera que o comportamento humano é resultado de uma dinâmica interna complexa, onde instintos, desejos, memórias e as demandas do mundo exterior se entrelaçam.
A psicoterapia dinâmica favorece a reescrita da narrativa de vida do paciente, sua imagem de si mesmo, seu passado, presente e futuro, parece posicionada de forma única para abordar a profundidade da experiência de um indivíduo.
A teoria psicanalítica refere-se às teoria que fazem parte ou se originaram da teoria desenvolvida de Freud. A teoria psicodinâmica deriva-se da psicanálise, com o surgimento de novas abordagem que diferem do escopo de conhecimento proposto por Freud, mas mantém o foco no ser humano de forma holística, estudando a subjetividade de forma profunda.
Dada a relação entre as duas teorias, existem várias idéias e suposições principais que elas têm em comum, incluindo:
- O significado das unidades internas;
- O impacto do inconsciente na personalidade e no comportamento humano;
- Os pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos estão enraizados em nossas primeiras experiências;
- Todo comportamento como determinado por fatores internos (ou seja, nunca é aleatório e o comportamento não pode ser completamente controlado pelo indivíduo) (McLeod, 2017).
Psicanálise vs. Psicoterapia
As principais distinções entre psicanálise e psicoterapia estão nos objetivos do tratamento e nos métodos usados para alcançá-los.
A psicoterapia é um tipo de “terapia da fala” que é oferecida como tratamento para uma ampla gama de sofrimentos e transtornos mentais. O objetivo é resolver um problema e / ou abordar os sintomas que estão afetando a qualidade de vida do cliente, e há muitas maneiras de trabalhar para alcançar esse objetivo.
Esses métodos variam de acordo com o tipo de psicoterapia em questão. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
- Terapia cognitiva;
- Terapia comportamental;
- Terapia cognitivo-comportamental;
- Terapia conjugal ou familiar ;
- Terapia comportamental dialética;
- Terapia breve focada em solução de problemas;
- Dentre outras.
A psicanálise também se enquadra nessa lista de abordagens de psicoterapia, mas tem um objetivo mais específico: ajudar o cliente (ou paciente) a identificar experiências e sentimentos que possam estar relacionados aos problemas que tem hoje, e encontrar formas de superá-los.
As técnicas utilizadas na psicanálise diferem da maioria dos outros tipos de psicoterapia, demonstradas pela imagem estereotipada da psicanálise do cliente reclinado em um sofá, voltado para o terapeuta (ou analista) enquanto discute seu passado.
A psicoterapia pode ser realizada com uma variedade de combinações de duração e duração, de uma vez por mês a várias vezes por semana. Por outro lado, a psicanálise é quase sempre aplicada de maneira intensiva, geralmente exigindo de três a cinco sessões por semana durante vários anos (Lee, 2010).
Psicanalista ou psicoterapeuta: qual a diferença?
Caso as descrições acima não deixem claro, há certamente uma diferença entre um psicanalista e um psicoterapeuta.
Um psicanalista possui um conjunto particular de habilidades adquiridas com o treinamento específico em psicanálise.
Psicoterapeutas, em geral, podem praticar vários tipos de terapia (embora geralmente se especializem em um determinado tipo de terapia ou no tratamento de um problema específico de saúde mental), os psicanalistas, inicialmente, se dedicam a praticar apenas a psicanálise. Alguns deles, como eu, optam por associar abordagens de acordo com as necessidades do paciente, proporcionando um processo terapêutico mais assertivo e eficaz.
No entanto, ambos os psicoterapeutas se concentram em ajudar as pessoas por meio da terapia da fala e usam suas habilidades para ajudar seus clientes a obter informações sobre si mesmos, abordar seus problemas mentais e emocionais e curar.
O que você acha da psicanálise e da teoria por trás dela? Alguma coisa soa verdadeira para você pessoalmente? Você já experimentou a psicanálise, como paciente ou psicanalista?
Quero ouvir suas experiências. Deixe um comentário sobre este tópico controverso.
Entre em contato comigo clicando AQUI.
Beijo grande! Rose
Terapia on line, psicoterapia on line, terapia online psicoterapia online







