·

A psicanálise e os principais transtornos mentais

Provavelmente, você chegou até aqui porque está buscando por terapia, ou porque se interessou em saber mais a respeito de como a psicoterapia pode te ajudar. A psicanálise, enquanto teoria e prática clínica, oferece um vasto arcabouço para auxiliar o paciente na busca pelo autoconhecimento, na melhora na relação consigo mesmo, nos padrões de relacionamentos…

Terapia on-line

Provavelmente, você chegou até aqui porque está buscando por terapia, ou porque se interessou em saber mais a respeito de como a psicoterapia pode te ajudar.

A psicanálise, enquanto teoria e prática clínica, oferece um vasto arcabouço para auxiliar o paciente na busca pelo autoconhecimento, na melhora na relação consigo mesmo, nos padrões de relacionamentos e nos comportamentos. Ela também é essencial para compreender os transtornos mentais, enfatizando a importância dos processos inconscientes na formação e manifestação dos sintomas.

Fundada por Sigmund Freud, essa abordagem busca investigar os conflitos internos, muitas vezes reprimidos, que influenciam diretamente o comportamento e a saúde mental do indivíduo, proporcionando que o mesmo construa novos padrões de pensamentos e estratégias para lidar com os desafios da vida de forma assertiva. Neste texto, exploraremos como a psicanálise contribui para a compreensão dos principais transtornos mentais.

  • Depressão
    psicanálise permite identificar e entender as causas subjacentes à depressão, que podem estar relacionadas a questões neurobiológicas, bem como a conflitos emocionais e traumas profundos. O processo terapêutico ajuda o paciente a reorganizar seu mundo interno e a desenvolver novas perspectivas, colaborando para o alívio dos sintomas e estabilização do quadro.
  • Ansiedade
    Ao explorar o inconscientes, bem como situações, pensamentos e sentimentos que podem funcionar como fator desencadeante, a psicanálise ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade crônica e aguda, proporcionando uma vida com mais equilíbrio emocional e com maior habilidade de tolerar sentimentos e situações desconfortáveis, além de exandir o repertório de recursos que o paciente tem para lidar com situações que podem causar ou intensificar a ansiedade.
  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
    terapia psicanalítica pode ajudar a identificar os fatores emocionais que influenciam os sintomas do TDAH, permitindo ao paciente identificar e compreender melhor as peculiaridades relacionadas ao seu quadro, para então desenvolver formas mais saudáveis para lidar com essas questões, auxiliando a diminuir a distração e aumentar, a manejar o comportamento agitado e impulsivo, dentre outras características relacionadas ao transtorno.
  • Burnout
    psicanálise ajuda a identificar e compreender o contexto biopsicossocial ( questões biológicas, do ambiente e das relações interpessoais) relacionado ao esgotamento emocional e físico. Com isso, o paciente pode desenvolver estratégias para estabelecer uma relação saudável para com seu trabalho, bem como aprender a identificar e estabelecer seus próprios limites, evitando o ciclo repetitivo do burnout.
  • Transtorno Bipolar
    terapia psicanalítica auxilia na identificação e compreensão das flutuações de humor e dos impulsos que envolvem as fases maníacas (eufórica) e depressivas. Esses insights permitem que o paciente identifique sinais que antecedem as crises, busque auxílio para ajustar a medicação, e através da terapia desenvolva estratégias para previnir e lidar com os episódios de forma mais saudável.
  • Transtorno de Personalidade Borderline
    Para pessoas com transtorno borderline, a psicanálise oferece um espaço seguro para explorar a instabilidade emocional e os relacionamentos turbulentos, bem como mapear os caminhos que levam a essa instabilidade. A terapia ajuda a desenvolver uma compreensão mais clara dos padrões de comportamento, aprimorar a autorregulação emocional e a desenvolver formas de construir relações mais estáveis e seguras.

Saiba que a terapia pode trazer transformações significativas para sua vida.
Se quiser conversar, me chame no whatsapp, tá?
Beijo grande, Rose

More from the blog