Será que eu preciso de terapia?
Você tem se perguntado se deveria buscar por psicoterapia? Então esse texto é para você.
Psicoterapia, terapia, conversa ou aconselhamento profissional – não importa o nome utilizado, o atendimento de saúde mental pode trazer grandes benefícios não só para pessoas com transtornos mentais diagnosticados ou sob investigação, mas para aquelas que estão enfrentando dificuldades emocionais ou desafios de vida.
Terapia, por quê?
A terapia pode ajudar a melhorar sintomas referentes a muitas condições de saúde física e mental. O acompanhamento psicoterápico te ajuda a aprender formas de lidar com situações que fogem do seu controle, como morte, doença, dentre outras, diminuindo assim o sofrimento. Além disso, com a terapia você pode passar a perceber novas possibilidades de escolha em situações que julgava ser impotente.
Quando a medicação se faz necessária, a terapia é essencial para a eficácia do tratamento, pois além de fornecer ferramentas aprender a lidar com muitas de suas dificuldades, a psicanálise oferece ainda um espaço seguro para que a pessoa possa recordar, repetir e elaborar suas vivências. Essas habilidades permanecem mesmo após o término da terapia, e os sintomas podem apresentar melhora progressiva na medida que as sessões avançam. Pesquisas já documentaram de forma extensa que, em casos de transtornos mentais, os benefícios da terapia são mais duradouros do que os da medicação, quando utilizada sozinha.
Transtornos mentais – dados
Mais de 50% dos brasileiros afirmaram que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, um índice superior à média dos 30 países pesquisados pelo Instituto Ipsos, que entrevistou 21 mil pessoas (sendo 1 mil delas no Brasil) de 16 a 74 anos, de forma online. O levantamento foi encomendado pelo Fórum Econômico Mundial.
Cerca de 53% dos brasileiros declararam que sua saúde mental piorou entre 2020 e 2022, índice somente maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). Fonte: Portal PEBMED.
Problemas de saúde mental são comuns na população mundial. No entanto, estatísticas recentes da National Alliance on Mental Health apontaram que apenas cerca de 40% das pessoas com transtorno mental recebem ajuda.
Quando não tratados, os transtorno geralmente pioram e podem trazer outros efeitos negativos. Alguns deles são:
- Incapacidade de trabalhar ou ir à escola
- Dificuldade em relacionamentos ou cuidar de crianças
- Aumento do risco de problemas de saúde
- Hospitalização
- Pensamentos ou tentativas de autoextermínio
Eu “preciso” de terapia?
Quando questões emocionais persistem por um longo tempo e começam a afetar a vida e a função diária, a terapia é uma boa opção. Nela você poderá aprender a reconhecer seus sentimentos, o que costuma despertá-los e como lidar com eles.
A terapia também oferece um lugar seguro para conversar sobre os desafios da vida, como separações, luto, dificuldades relacionadas à família, ao trabalho, perdas, problemas de saúde, dentre outros.
Um bom exemplo é o aconselhamento de casais. Com ele, você e seu parceiro tem novas possibilidades para aprender a lidar com problemas de relacionamento e encontrar novas maneiras de se relacionar.
Quando a terapia deve ser considerada?
Diante de fatores estressores, há quem opte por implementar algumas mudanças no estilo de vida, ou buscar apoio de amigos e familiares, e dar tempo ao tempo para perceber se as mudanças serão suficientes para obter melhora.
O acompanhamento psicoterápico se faz necessário quando questões mentais trazem intenso sofrimento e causam impactos negativos em alguma área da vida.
Abaixo há alguns pontos que podem indicar a necessidade de psicoterapia:
- O problema trouxe diminuição da sua qualidade de vida;
- Você passa 1 hora por dia ou mais pensando no problema;
- Você fez mudanças em sua vida ou desenvolveu hábitos para tentar administrar o desafio;
- O problema te causa constrangimento ou faz você querer evitar outras pessoas;
- Você ou outras pessoas percebem a questão vem causando impactos negativos no ambiente escolar, no trabalho ou nos relacionamentos;
- Você se sente controlado por seus sintomas;
- Os sintomas têm potencial para causar danos em você ou a outros
Se você experimentar qualquer uma das seguintes emoções ou sentimentos abaixo, a ponto de interferir no seu cotidiano, um atendimento de saúde mental pode ser necessário:
- Sensação de sobrecarga: há o sentimento constante de que há muitas coisas para fazer ou problemas para lidar. Sensação de não conseguir descansar, e até mesmo respirar.
- Fadiga: sintoma físico que pode acompanhar problemas de saúde mental. A fadiga pode fazer com que você durma mais do que o normal ou tenha problemas para sair da cama pela manhã.
- Irritabilidade, raiva ou ressentimento desproporcionais. Buscar apoio para lidar com esses sentimentos pode ser uma boa ideia quando eles não passam, são extremos em relação à situação, ou se levam você a realizar ações violentas ou potencialmente danosas.
- Apatia: Perder o interesse nas atividades habituais, no mundo ao seu redor ou na vida em geral pode indicar problemas de saúde mental como depressão ou ansiedade.
- Desesperança: Perder a esperança ou a motivação, ou sentir que não tem futuro, pode indicar depressão ou outra condição de saúde mental. Sentir -se sem esperança de vez em quando, especialmente após um período de dificuldade, é incomum e esperado. Quando persiste, pode indicar a presença de algum transtorno mental.
Se identificou com o texto? Te convido a ficar por aqui, pois vou falar mais sobre o assunto em outros posts. Saiba que a terapia também pode trazer transformações significativas para sua vida.
Se quiser conversar, me chame no whatsapp, tá?
Beijo grande, Rose
Terapia on line, psicoterapia on line, terapia online psicoterapia online








