
Pensamentos intrusivos, aqueles pensamentos perturbadores que surgem intempestivamente na sua mente, apesar de serem comuns, podem fazer você se sentir extremamente desconfortável. Você sabia que há estratégias que você pode usar para maneja-los? Bora conversar um pouquinho sobre isso.
Ele parece surgir do nada… um pensamento estranho ou uma imagem preocupante surge na sua mente. Geralmente o conteúdo é perturbador e não reflete sua forma de viver, pensar e sentir, podendo ainda ser um medo recorrente de que você fará algo inapropriado ou embaraçoso. Seja qual for o conteúdo, ele pode trazer sentimentos intensos de preocupação ou vergonha, e quanto mais você tenta afastar o pensamento da sua mente, mais ele persiste.
Pensamentos intrusivos podem estar associados a algum transtorno de saúde mental, como o transtorno obsessivo-compulsivo, em que os pensamentos se tornam tão incômodos que eles induzem comportamentos repetitivos ou compulsões para tentar evitar que ocorram. Eles também são comuns no transtorno de estresse pós-traumático, que pode ser desencadeado por um evento com risco de vida ou extremamente estressante, como um acidente ou ataque violento. Porém, muitas pessoas que vivenciam esses pensamentos não têm um transtorno de saúde mental.
Pensamentos intrusivos são, frequentemente, desencadeados por estresse ou ansiedade. Eles também podem ser um problema de curto prazo causado por fatores biológicos, como mudanças hormonais. Por exemplo, uma mulher, no período pós parto, pode experimentar um aumento nos pensamentos intrusivos devido a brusca oscilação hormonal.
Qualquer fator estressante na vida, quando absorvido e interpretado como intenso ou negativo, pode aumentar o risco dos pensamentos intrusivos surgirem. Embora pensamentos intrusivos possam ser perturbadores, eles não significam que você tem um desejo secreto de fazer as coisas que surgem em sua mente e nem falam sobre quem você é ou os valores que cultiva.
Identificando pensamentos intrusivos
Então, como você pode saber se está tendo pensamentos intrusivos? Há alguns sinais a serem observados.
O pensamento é incomum para você. Um pensamento intrusivo geralmente é muito diferente dos seus pensamentos típicos. Por exemplo, pode ser atipicamente violento.
O pensamento é incômodo. Se um pensamento é perturbador e é algo que você quer empurrar para fora da sua mente, pode ser um pensamento intrusivo.
O pensamento parece difícil de controlar. Pensamentos intrusivos são frequentemente repetitivos e não vão embora.
Quanto mais você pensa sobre eles, mais você concentra seu foco nos pensamentos intrusivos, o que aumenta os níveis de ansiedade. É improdutivo lutar contra esse tipo de pensamento, o melhor caminho é aprender a conviver com ele. Quando aparecerem, tente seguir os seguintes passos:
1. Identifique o pensamento como intrusivo. Pense consigo mesmo, ‘isso é apenas um pensamento intrusivo; não é como eu penso, não é o que eu acredito, e não é o que eu quero fazer’.
2. Não lute contra isso. Quando tiver um pensamento intrusivo, apenas aceite-o. Não tente fazê-lo ir embora.
3. Não se julgue. Saiba que ter um pensamento estranho ou perturbador não indica que algo está errado com você.
Exemplos de pensamentos intrusivos
Pensamentos intrusivos podem surgir de muitas formas.
Pensamentos violentos. Seus pensamentos podem ter temas sombrios ou violentos, como machucar a si mesmo ou a outra pessoa. Muitas vezes, são apenas pensamentos inofensivos e repetitivos, você não tem intenção de agir. Você nem os quer na sua cabeça. E eles passarão com o tempo. Porém, se você se pegar planejando seguir adiante com seus pensamentos agressivos, precisa de ajuda profissional para controlar suas emoções. Converse com um médico ou terapeuta.
Pensamentos negativos ou de dúvida. Às vezes, quando as coisas não funcionam como planejado, você pode pensar em si mesmo como um “perdedor” ou sentir que não é bom o suficiente. Esses pensamentos devem desaparecer conforme sua situação muda. Mas se eles se tornarem persistentes e avassaladores, pode ser indicativo de um quadro de depressão ou ansiedade. Converse com um profissional de saúde mental sobre como manejar seus sintomas.
Pensamentos relacionados à saúde. Medos de contaminação são um tipo comum de pensamento intrusivo. Você pode pensar em entrar em contato com germes que podem deixá-lo doente. Um exemplo é uma situação na qual precisa que tocar em uma maçaneta de um local público e teme que a sujeira ali presente o contamine, causando doenças.
Pensamentos sexuais. É natural ter pensamentos sexuais com frequência. Quando você se sente desconfortável ou chocado com tais pensamentos, você pode tentar arduamente afastá-los, mas acabar ficando ainda mais preso a eles. Procure se lembrar que esses são apenas pensamentos passageiros e automáticos. Eles não te definem de forma alguma.
Pensamentos de humilhação pública. Você pode ter pensamentos de que fará ou dirá algo embaraçoso ou inapropriado em público, como xingar, fazer sexo ou se expor.
Morte ou pensamentos violentos contra si mesmo. Você pode pensar em maneiras de tirar sua própria vida, ou ver flashes de comportamento de autoexterm1nio. Caso perceba que não se trata de pensamento intrusivo, mas de algum tipo de desejo real de colocar o que pensou em prática, busque ajuda imediatamente.
*Está sozinho e precisa de ajuda? Encontre no CVV – Centro de valorização à vida. Disque 188 ou clique aqui.
Pensamentos referentes à sua segurança e de seus entes queridos. Pensamentos repetitivos a respeito de situações ou formas nas quais você ou seus entes queridos podem se machucar. Isso pode incluir situações dentro ou fora de sua casa.
Pensamentos relacionados a traumas. Imagens ou memórias de coisas ruins que aconteceram com você no passado podem surgir em sua mente. Esses pensamentos e emoções podem ser desagradáveis o suficiente para fazer com que você interrompa o que esteja fazendo.
Quando procurar ajuda
Consulte um profissional de saúde mental se os pensamentos indesejados estiverem começando a atrapalhar sua vida diária, principalmente se estiverem prejudicando sua capacidade de trabalhar ou fazer coisas que você gosta.
A terapia cognitivo-comportamental é uma estratégia que frequentemente é bem-sucedida em ajudar as pessoas a administrar pensamentos intrusivos. O processo pode ajudar você a mudar alguns de seus padrões gerais de pensamento, o que pode permitir que você administre melhor esses pensamentos quando eles ocorrem, e pode também diminuir sua frequência.
Pensamentos intrusivos também podem ser controlados abordando problemas subjacentes, como ansiedade, estresse ou um histórico pessoal de trauma. A psicanálise entra aqui como tratamento ideal para identificar e destrinchar essas questões. Então eu te aconselho a se permitir pedir ajuda especializada para ter mais qualidade de vida. Tenha em mente que você pode não precisar de ajuda para sempre. Pode ser algo de curtíssimo prazo.
Saiba que a terapia pode trazer transformações significativas para sua vida.
Se quiser conversar, me chame no whatsapp, tá?
Beijo grande, Rose
agende seu horário pelo whatsapp
Entre em contato comigo através do WhatsApp clicando AQUI.
Referências bibliográficas
Pensamentos intrusivos – Webmd
ADAA unwanted intrusive thoughts







